sábado, 3 de novembro de 2012

GARRANO , O Cavalo precursor do Mangalarga .

Esta é uma materia inédita .
Nosso querido primo e amigo , companheiro Mangalarguista , Paulo Junqueira Arantes , nos trouxe algo espetacular , e quem vai nos contar esta historia , será ele mesmo .
Paulo , discerta esta que inicia uma serie de Materia exclusivas , de Paulo Junqueira por Paulo Junqueira .
 
A seguir .
 
No final de outubro fui fazer uma cavalgada exploratória muito interessante. Trata-se de uma busca as origens do Mangalarga. No norte de Portugal, divisa com a Espanha, no único Parque Nacional Portugues Com 70 mil há no lado português mais 30 mil há no lado espanhol, o Parque Transnacional da Peneda Geres é reduto de animais sobreviventes desde o Paleolítico, num ambiente único de rara beleza. O cavalo Garrano e o lobo ibérico coabitam a mesma serra a milhares de anos !
Os Garranos encontram-se hoje não apenas no meio selvagem no Parque mas também na posse de alguns criadores particulares. Tive oportunidade de cavalgar num garanhão e percorrer um pouco a Serra, mantendo contato com algumas manadas em liberdade. A beleza da região, as pequenas vilas e as ricas tradições completaram essa experiência que pretendo dividir com amigos a partir de 2013
 
"
 
 
Paulo Equitando um cavalo Garrano .
 
O Garrano na origem do Mangalarga
Cavalos foram introduzidos no Brasil primeiramente no nordeste, em Pernambuco e Bahia, depois em São Vicente, São Paulo e pelas colônias do Prata. Somente mais tarde com a descoberta de minérios é que chegaram nas Minas Gerais. Nesta época eram apenas animais de serviço e animais de sela com andamento cômodo, principalmente os de andadura, sela para mulheres que usavam o silhão. Esta andadura veio da raça Garrano, cavalo pequeno, forte, resistente e mais fácil de transportar nas caravelas. Tambem o Sorraia e o Berbere foram trazidos nessa época e ajudaram a formar a base das raças nacionais. Em 1808 os primeiros Alter chegaram ao Brasil, com a chegada da corte de D. João. Com interesse em um deslocamento mais confortavel, mineradores e proprietários de Sesmarias começaram a aprimorar suas tropas, cruzando suas eguas com o Andaluz e o Alter, dando mais nobreza a tropa.
 
 
 

 
O Garrano é um cavalo autóctone peninsular desde o período Quaternário. A arte paleolítica deixou vários testemunhos da presença dos Garranos na Península Iberica. O Garrano é um cavalo que ainda hoje vive em liberdade na Serra do Gerês, em Portugal e mantém muitos dos traços genéticos e morfológicos dos seus antepassados pré-históricos, fruto de uma criação em liberdade que lhes permitiu, através da seleção natural, manter suas principais características.
 
 
 

 
 

É uma raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeita até há pouco tempo. Por solicitação de diferentes organismos públicos, instituições e organizações, inclusive da Fundação Alter Real, foi apresentada a candidatura do Garrano a Património Nacional de Portugal. (candidatura que tem como objetivo contribuir para a manutenção de um recurso biológico insubstituível)
 
 

 
 

 
 

 
 

Lobo Ibérico .
 
Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário